A Microsoft pode estar planejando infundir IA no Windows 11 em todos os cantos

O Windows 11 poderá obter melhorias de IA para vários de seus aplicativos principais no futuro, de acordo com uma fonte bem conhecida de vazamentos sobre todas as coisas da Microsoft.

 
Zac Bowden (do Windows Central ) nos informa que a Microsoft está considerando reforçar alguns aplicativos padrão no Windows 11 com funcionalidade de IA, e isso inclui Fotos, Ferramenta de Recorte, Paint e o aplicativo Câmera.


A ideia do Photos é que, com imagens contendo pessoas ou objetos, a IA possa identificá-los e dar ao usuário a capacidade de ordenar que sejam recortados e colados em outra imagem (ou documento, ou onde quer que seja).

Com o Paint, a ideia pode ser inaugurar a IA generativa, o que significa que você pode pedir ao aplicativo para criar algo específico (da mesma forma que o chatbot do Bing pode criar a composição de uma imagem quando recebe um briefing).

Para a Ferramenta de Recorte, a ideia é introduzir o OCR ( reconhecimento óptico de caracteres ) que poderia permitir que a ferramenta captasse texto em capturas de tela, facilitando a extração dessas palavras para a área de transferência. O aplicativo Câmera também pode ter um truque de OCR semelhante para extrair texto de fotos.

 
Bowden sublinha que essas ideias ainda estão em fase experimental e não está claro quando poderão chegar ao Windows 11.

 

Análise: Windows 11 ou Windows AI?


O fato de esses recursos serem experimentais sugere que eles podem não chegar ao Windows 11 em um futuro próximo (se vierem – afinal, isso é apenas especulação). Quem sabe, porém – a Microsoft poderia ter muitas bases implementadas (por exemplo, a funcionalidade de criação de imagens já no Bing AI), e isso poderia acontecer mais rápido do que pensamos.

Certamente, esses recursos serão muito úteis se chegarem ao Windows 11. Eles cortarão atalhos de maneira impressionantemente rápida – extraindo texto de fotos mais ou menos instantaneamente, por exemplo, e cortando uma pessoa de uma imagem em um piscar de olhos (uma tarefa árdua quando realizada manualmente, é claro).

Então, qual é o problema? Bem, além dos rumores sobre a natureza desses recursos de IA, Bowden observa que eles podem ter requisitos de hardware em alguns casos. Isso poderia incluir a presença de uma VPU ou unidade de processamento de visão, por exemplo (um conjunto de recursos a ser integrado nas CPUs Meteor Lake de próxima geração da Intel , que acelera tarefas baseadas em IA).

Todos os recursos mencionados acima parecem inclusões realistas para o Windows 11 em algum momento, reforçando consideravelmente os aplicativos principais do sistema operacional e se encaixando perfeitamente ao lado do Windows Copilot para tornar o sistema operacional uma experiência geral mais orientada por IA.

Se esse boato deixa algo mais claro, é a ambição da Microsoft de infundir IA no Windows 11 em todos os cantos – ou talvez o Windows de próxima geração, que, como observa Bowden, incorporará IA de forma mais “significativa”. Talvez seja o Windows 12, como dizem , ou talvez a próxima encarnação do sistema operacional possa até ser chamada de Windows AI?

A Microsoft pode estar planejando infundir IA no Windows 11 em todos os cantos