FTC investiga ChatGPT sobre dados do consumidor?

Em um furo de reportagem desta semana, o The Washington Post informou que a Comissão Federal de Comércio dos EUA abriu uma “expansiva investigação sobre a OpenAI, investigando se o fabricante do popular bot ChatGPT infringiu as leis de proteção ao consumidor, colocando reputações e dados pessoais em risco. " 

A investigação envolve informações de privacidade pessoal, práticas de segurança de dados e como a OpenAI lida com reclamações de que seu chatbot faz declarações "falsas, enganosas ou depreciativas" sobre indivíduos reais, de acordo com uma demanda de 20 páginas por registros da FTC que foi compartilhada pelo Post . . A FTC se recusou a comentar o Post, mas o CEO da OpenAI, Sam Altman, twittou esta semana que está desapontado com o fato de o pedido da FTC de informações sobre suas práticas de negócios ter começado com um "vazamento" para o jornal. 

é muito decepcionante ver o pedido da FTC começar com um vazamento e não ajudar a construir confiança.

Dito isso, é muito importante para nós que nossa tecnologia seja segura e pró-consumidor, e estamos confiantes de que seguimos a lei. é claro que vamos trabalhar com o FTC. 

"Dito isso, é super importante para nós que nossa tecnologia seja segura e pró-consumidor, e estamos confiantes de que seguiremos a lei. Claro que trabalharemos com a FTC", tuitou Altman . “Construímos o GPT-4 com base em anos de pesquisa de segurança e passamos mais de 6 meses depois de terminarmos o treinamento inicial, tornando-o mais seguro e alinhado antes de lançá-lo”, disse Altman em outro tweet . "Protegemos a privacidade do usuário e projetamos nossos sistemas para aprender sobre o mundo, não sobre indivíduos particulares." 

Os detectores de IA são tendenciosos, fáceis de enganar 

Um dos jogos de adivinhação online mais populares hoje em dia é saber se algo foi escrito por um humano ou por IA . Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford começou a testar "detectores" de IA generativa para ver se eles poderiam dizer a diferença.

"A equipe de pesquisa ficou surpresa ao descobrir que alguns dos detectores GPT mais populares, que são construídos para detectar texto gerado por aplicativos como o ChatGPT, rotineiramente classificam incorretamente a escrita de falantes não nativos de inglês como gerados por IA, destacando limitações e vieses que os usuários precisam ser cientes", relatou o editor de ciência da CNET, Jackson Ryan . 

Conclusão: esse software de detecção classifica erroneamente a escrita de falantes não nativos de inglês, um problema de viés e também pode ser enganado por "linguagem literária". 

“Basicamente, se você estiver usando texto detalhado e literário, é menos provável que seja classificado como uma IA”, observou Jackson após realizar alguns de seus próprios experimentos. “Mas isso mostra um viés preocupante e levanta preocupações de que falantes não nativos de inglês possam ser afetados adversamente, por exemplo, na contratação de empregos ou em exames escolares, onde o texto é sinalizado como gerado por IA”. 

Elon Musk anuncia empresa de IA e convoca 11 homens para ajudá-lo

Depois de assinar cartas alertando que as empresas de IA deveriam interromper o desenvolvimento devido aos riscos potenciais que a inteligência artificial representa para a sociedade, o proprietário do Twitter e CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou uma nova empresa de IA esta semana: xAI . 

A notícia vem depois que Musk, no início deste ano, entrou com pedido de incorporação de uma empresa de IA em um desafio ao ChatGPT da OpenAI . Em abril, Musk disse que lançaria uma empresa chamada TruthGPT como uma " IA máxima em busca da verdade ". 

Musk twittou na quarta-feira que o xAI estava sendo formado "para entender a realidade". 

IA e empregos

Já existe muita análise e especulação sobre como a IA generativa pode mudar o futuro do trabalho – ou seja, quais empregos podem ser transformados ou eliminados devido à nova tecnologia. Em março, o Goldman Sachs disse que a automação da IA ​​poderia impactar 300 milhões de empregos . 

Esta semana, a  Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico , que representa 38 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, constatou que "27% da força de trabalho da região trabalha em ocupações com alto risco de serem substituídas por IA, embora a adoção da tecnologia permanece bastante baixa, pois a tecnologia está, no momento, em sua infância", de acordo com um resumo do relatório da Forbes , que vale a pena dar uma olhada.

 A OCDE disse que as pessoas nas indústrias de manufatura e finanças estão entusiasmadas e preocupadas com as oportunidades para IA: "As descobertas mostram que o uso de IA no trabalho pode levar a resultados positivos para os trabalhadores em relação à satisfação no trabalho, saúde e salários. privacidade, intensidade de trabalho e preconceito. A pesquisa revelou uma divisão clara entre o que os trabalhadores pensam sobre o uso de IA em seus empregos hoje e seus medos para o futuro."

 Os resultados, acrescentou a organização, “destacam a necessidade urgente de ação política agora, para garantir que ninguém seja deixado para trás”. 

O YouTube testa questionários gerados por IA para avaliar o mérito de vídeos educacionais

O YouTube disse em sua página de experimentos  que está testando questionários gerados por IA em seu aplicativo móvel que cobrem vídeos educacionais que as pessoas conferem. Os questionários testam sua "compreensão de um assunto abordado em um vídeo que você assistiu recentemente. Se você optar por fazer um questionário, um link para o vídeo assistido recentemente aparecerá abaixo dele para que você possa voltar facilmente para aprender mais sobre o tópico em questão ." O teste será oferecido a um número limitado de usuários de língua inglesa. 

O objetivo: ajudar o YouTube a "entender melhor como cada vídeo cobre um determinado tópico", de acordo com o TechCrunch. Mas o verdadeiro objetivo pode ser outra maneira de o YouTube destacar/mostrar vídeos em seu site.  

Ikea usa IA para criar protótipos de novos pratos e sofás dobráveis 

A Jupiter Research diz que o gasto global de varejo em chatbots - para casos de uso como suporte ao cliente, marketing e processamento de pagamentos - está "previsto para atingir US$ 12 bilhões em 2023; crescendo para US$ 72 bilhões até 2028. Aumentando em 470% em cinco anos, grande parte desse crescimento será impulsionado pelo surgimento de modelos de linguagem aberta com boa relação custo-benefício, principalmente o ChatGPT, em regiões como a América do Norte e a Europa." 

Mas os varejistas também podem usar a tecnologia para ajudá-los a projetar novos produtos. Pelo menos, essa é a conclusão do trabalho realizado pela Ikea, que recorreu ao laboratório de design Space10 AI para testar novos projetos de produtos para pratos de jantar (com ênfase no uso de materiais locais) e para sofás, de acordo com It's Nice That, um blog que eu siga que abrange todas as coisas relacionadas ao design. 

Assista ao vídeo dos pratos de jantar (que percorre mais de 100 designs super rápido) para ter uma noção da ênfase no uso de materiais regionais de fácil obtenção. 

E dê uma olhada no sofá . A Space10 criou um briefing de design – chamado Couch in an Envelope  – para usar o ChatGPT para criar um sofá plano e totalmente reciclável que pesa apenas 10 quilos (ou 22 libras). Tem uma vibração moderna de meados do século. Os designers falaram sobre a importância de refinar seus prompts, de "sofá" a "plataformas" sentadas ou reclinadas.

IA chega aos aplicativos de mensagens de texto

AI não é novidade para mensagens; se você já usou a correção automática ou o ditado de voz do seu iPhone para enviar uma mensagem, provavelmente já usou alguma forma de IA. Mas os fabricantes de aplicativos agora estão experimentando IA generativa para adicionar outra camada à experiência de mensagens, como reescrever seu texto em um tom diferente ou introduzir chatbots em sua caixa de entrada. 

 

No início deste ano, a empresa-mãe do Snapchat, Snap Inc., adicionou um chatbot chamado My AI ao seu popular aplicativo de mensagens efêmeras que usa o modelo de linguagem da OpenAI para gerar respostas. A Snap posicionou o My AI como uma ferramenta para auxiliar nas obrigações sociais, como criar ideias para presentes de aniversário ou planejar uma caminhada. Tentei usar o My AI para obter conselhos sobre como abordar amigos que nunca responderam a um convite para uma festa. Ele me disse que eu deveria enviar uma mensagem de acompanhamento para ver se eles ainda estão interessados. O bot também me garantiu que enviar outra mensagem uma semana após o convite inicial não era cedo demais. 

Nos dois meses desde que My AI foi lançado amplamente, Snap diz , mais de 150 milhões de pessoas enviaram 10 bilhões de mensagens para My AI procurando dicas de planejamento de festas, inspiração de design, recomendações de comida e viagem e muito mais. Embora você possa recorrer ao ChatGPT ou ao Google para obter esses conselhos, talvez a ideia seja fornecer acesso a esses insights no mesmo aplicativo que você já pode estar usando para se comunicar com amigos sobre festas ou planos de viagem. Essa não é a única maneira pela qual o Snapchat está aproveitando a IA generativa; A Snap Inc. anunciou anteriormente novas Lenses (ou seja, os efeitos de realidade aumentada do Snapchat) com base na tecnologia.

FTC investiga ChatGPT sobre dados do consumidor?