O Windows 11 pode ter um recurso inteligente para ajudar você a economizar dinheiro em contas de energia.

Estatísticas detalhadas sobre o uso de energia do seu PC de mesa podem estar a caminho em breve. 

O Windows 11 pode estar recebendo uma nova mudança para lhe dar uma ideia de quanta energia seu PC de mesa consome diariamente - e também por dados de uso de energia por aplicativo.

Ou, pelo menos, esse é um novo recurso detectado na versão de visualização mais recente do Windows 11 (do canal Dev), embora a funcionalidade esteja oculta.
O sempre presente detetive de testes do Windows no Twitter, PhantomOfEarth, descobriu o recurso usando o ViVeTool. (Esse é um utilitário de configuração do Windows que pode ser usado para bisbilhotar e habilitar recursos ocultos em segundo plano, ainda a serem habilitados pela Microsoft ).

 Como você pode imaginar, esses recursos estão ocultos por um bom motivo - eles ainda estão instáveis ​​e incompletos, e esse é o caso do que vemos aqui. 

Mas a essência disso é que, na compilação 23506, a Microsoft está transformando o painel de uso da bateria em uso de energia (e bateria), o que significa que será relevante não apenas para os melhores laptops e níveis de bateria, mas para mostrar poder uso para PCs de mesa. 

Como explica o PhantomOfEarth, o painel mostrará dados de uso de energia para o PC com Windows 11 e também os dividirá em aplicativos individuais - portanto, se houver um software que consome muita energia em seu sistema, ele ficará claramente visível. 

As pessoas que executam computadores de mesa poderão ver o uso de energia, mas aquelas com laptops podem optar por alternar entre o uso de energia e o nível da bateria (portanto, não se preocupe, o último não será descartado). 

A Microsoft também fornecerá dados gerais de uso e emissões de energia, mas, como observa o vazador, isso ainda não está concluído e parece exibir leituras de espaço reservado por enquanto. 

Análise: Entrada para a atualização 23H2? Talvez…

Não é nenhuma surpresa ver que o recurso não está funcionando totalmente, porque, como observamos acima, é por isso que o painel de uso de energia (e bateria) ainda não foi enviado ao vivo no Windows 11 - ele não está pronto. 

No entanto, é algo que esperamos que seja adicionado com o tempo, já que será muito útil ver um detalhamento completo do uso de energia e da pegada ambiental do seu PC, por assim dizer. (Numa altura em que essas preocupações estão a tornar-se cada vez mais delicadas, claro). 

Ser capaz de visualizar sua pegada de energia e ajustar as configurações do seu PC para ver como você pode fazer melhor – e economizar dinheiro em contas de energia, esperançosamente, mesmo que apenas um pouco – será uma habilidade bem-vinda. De fato, podemos ver esse recurso sendo vinculado ao projeto de IA da Microsoft eventualmente, então você poderá solicitar: “Copilot, ajude-me a economizar energia neste PC”. Seguido por um conjunto útil de alterações com base nos dados relevantes coletados aqui (bem, esperamos). 

De qualquer forma, não ficaríamos surpresos ao ver essa funcionalidade chegar na atualização do Windows 11 23H2 (quando o Copilot teoricamente também será lançado, mas continuamos não convencidos sobre esse boato ).

O Windows 11 pode ter um recurso inteligente para ajudar você a economizar dinheiro em contas de energia.